segunda-feira, 16 de setembro de 2013

O CERRADO

Área: 2.000.000km²
Altitude: de 1.000 a 3.000m
Idade das rochas: 2 bilhões de anos


A palavra "cerrado" significa "fechado": um nome estranho para um habitat com tanto espaço, horizontes abertos, solo avermelhado e a vastidão do céu azul. Esse elevado planalto no interior tem muitas facetas: pastagens douradas onduladas, protuberantes paredes de rocha vermelha, desfiladeiros cobertos de samambaias verdejantes, campos de rochas e rios bordejados por palmares exuberante. Ocupando 21% da área total do país, o cerrado é o segundo maior tipo de habitat do Brasil, suplantado apenas pela Amazônia.
Baseado num solo antigo, ácido e pouco fértil, é um ambiente que só existe lá. É rico em ouro, minério de ferro e pedras preciosas: a maior parte de ametistas e geodos de cristais do mundo é extraída do cerrado. Contém também uma profusão de tesouros naturais: o papagaio-galego e o lobo-guará (um canídeo do tamanho de um lobo-da-alsácia, cor de gengibre e com pernas bem altas) só existem ali, bem como 18 dos 61 mamíferos do cerrado e 28 das suas 837 espécies de aves. Das 6.500 espécies de plantas com flor, mais de 40% são também exclusivas. São elas que sustentam mais de 400 espécies de abelhas e 10 mil de borboletas. Essa abundância de fauna e flora torna o cerrado o mais rico ecossistema de savana do mundo.
O cerrado recebe mais de 1.500mm de chuvas anualmente, concentradas entre abril e outubro. Durante o restante do ano, é muito quente e seco. Isso, justamente com os incêndios frequentes,  faz com que a maior parte das árvores possua espessas ascas suberosas e pequenas folhas cobertas de cera, adaptadas às condições de secura. A maioria das ervas é anual. A primeira impressão é a de que o cerrado é uma savana africana sem girafas e sem as zebras. Mas ele tem muito para oferecer.
Alguns dos melhores locais são os parques nacionais das Emas, da Canastra e do Caraça, que fazem parte de uma rede de cerca de 20 áreas estatais protegidas por lei existentes nesse habitat. Proprietários rurais se associaram nas constituição de mais 85 reservas privadas para proteger as características naturais e a vida selvagem do cerrado. Apesar disso, menos de 20% do cerrado permanecem em estado selvagem.


Fonte: 1001 Maravilhas Naturais Para Ver Antes de Morrer

Nenhum comentário:

Postar um comentário