segunda-feira, 20 de maio de 2013

A origem dos MAPAS

Alguns dos exemplares mais antigos de mapas, na forma de tábuas babilônicas, são desenhos e pinturas de áreas do Egito encontradas em tumbas. COntudo, em 1961, descobriu-se um plano da cidade de Çatalhöyük, na Turquia,pintado em uma parede, contendo casas e o cume de um vulcão, com cerca de 8.500 anos de idade.

A tábua do século VI denominada Imago Mundi ilustra a Babilônia sobre o rio Eufrates, com cidades em uma massa de terra circular rodeada por um rio. Alguns mapas são denominados "T e O"; em um deles, que ilustra o mundo no período dos romanos, T representa o Mediterrâneo dividindo os continentes - Ásia, Europa e África - e O é o oceano que os rodeia. O Mappa Mundi de Hereford, de 1300, também T e O e feito em um único pergaminho, traz notações de tinta preta, a água em verde e o mar Vermelho pintado de carmim.

Eruditos gregos desenvolveram a teoria de que a Terra seria esférica com base em observações astronômicas, reforçadas com argumentos de Aristóteles em 350 a.C. No século I da era cristã, o astrônomo e matemático Ptolomeu elaborou uma obra que se tornou referência: sua introdução à geografia lista oito mil locais, com latitudes e longitudes aproximadas. Entretanto, ele se equivocou quanto ao tamanho da Terra e seu cálculo de que se chegaria à Índia viajando para o Oeste fez com que, séculos mais tarde, Colombo subestimasse a distância dessa viagem. A cartografia ganhou muito com as inúmeras informações corretivas levadas à Europa por Marco Polo no século XIII.
O congresso Internacional de Geografia de 1891 determinou especificações para um mapa do mundo em escala, e as duas guerras mundiais trouxeram grandes progressos.

Fonte: 1001 Invenções que Mudaram o Mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário