domingo, 14 de outubro de 2012

Parque Atalaia vai receber recomposição florestal

Por meio de reunião ocorrida na última terça-feira (9), a Secretaria de Ambiente (SEMA), ATOL e Furnas definiram a área de recomposição florestal a ser feita no Parque Municipal Atalaia. A medida é em cumprimento de condicionantes do IBAMA em referência a implantação de Linha de Transmissão de Energia elétrica na região. A previsão é de que o plantio comece a ser feito no próximo dia 23 de outubro.  


As mudas serão plantadas em uma área equivalente a cinco campos de futebol, sendo todas georreferenciadas, identificadas por placas e com manutenção de dois  anos e toda a recomposição estará sendo executada pela Empresa Atol, supervisionada por Furnas e SEMA. 

De acordo com o coordenador de Unidades de Conservação da cidade, Alexandre Bezerra de Souza, o plantio irá compensar a supressão de vegetação ocorrida em outros municípios da região no decorrer das instalações da linha de transmissão. Já o Parque Atalaia foi escolhido por ser uma unidade de proteção integral, estar dentro da zona de amortecimento e por apoiar integralmente a implantação do projeto de recomposição florestal no município de Macaé. 

"Essas medidas ajudam a recompor o ecossistema original, focando em árvores frutíferas silvestres e árvores nobres, com o intuito de reforçar os nutrientes para a fauna nativa, que são os grandes agentes dispersores do banco genético da mata atlântica", pontuou Alexandre. 

Participaram da reunião que definiu a área de plantio o secretário Municipal Interino de Ambiente, Fernando Barreto, o representante de FURNAS / DEAT.E - Eng. Florestal / Biólogo José Soares Galvão de Azevedo, representantes da Empresa Atol Consultoria Ambiental - Geógrafo Marcio Schenck e a Gerente de Projetos, Daniele Sant’Ana, o coordenador de Unidades de Conservação da Secretaria de Ambiente e biólogo, Alexandre Bezerra de Souza e o  Eng. Agrônomo da SEMA, Flávio Antônio Dutra Sayão. 

A Área de Preservação Ambiental (APA) 

O Parque foi criado em 1995, em consonância com o Sistema Nacional de Unidades de Conservação e está localizada a 27 quilômetros do centro de Macaé, na Serra. 
É considerado uma das poucas reservas de Mata Atlântica ainda intactas no Estado do Rio de Janeiro. Está localizado na área da antiga Fazenda Atalaia, e de acordo com a história, foi usado como o primeiro manancial de abastecimento da cidade com água potável. 
 É responsável por abrigar diversos remanescentes florestais de baixada do município. Entre eles, espécies da flora como jequitibá, vinhático, figueira, braúna, pau-d'alho. E também da fauna como, cachorros do mato, furões, lontras, macacos bugios, papagaios, tatus, gambás, entre outras. 
São aproximadamente 235 hectares de Mata Atlântica, sendo 75% de mata fechada. Rios, piscinas naturais, vistas panorâmicas e trilhas ecológicas interpretativas, proporcionam aos turistas conhecer um pouco mais sobre a fauna e a flora do local, e também contemplam o cenário. 


Autor: Juliane Reis Juliane@odebateon.com.br
Fonte: Divulgação Sema
Disponível em http://odebateon.com.br/site/noticia/detalhe/26142/parque-atalaia-vai-receber-recomposicao-florestal-

Nenhum comentário:

Postar um comentário