sexta-feira, 24 de junho de 2011

União Europeia aprova a inclusão da Croácia no bloco a partir de 2013

A União Europeia aprovou nesta sexta-feira (24) a adesão da Croácia no bloco, que reúne 27 países. A decisão ocorre às vésperas de a Croácia celebrar os 20 anos de independência. Pela iniciativa, aprovada pelos chefes de Estado e de Governo, o princípio da adesão da Croácia estabelece que o país deverá ser integrado a partir de 2013. Até lá, permanecerá em “vigilância”. 
Em 25 de junho de 1991, por meio de referendo aprovado pela maioria da população, a Croácia e a Eslovênia declararam a independência unilateral da Iugoslávia. A Croácia é um país com forte tradição católica e que teve sua independência reconhecida pelo Vaticano em 1992, quando a cidade de Vukovar (no Leste do país) tinha se tornado um símbolo de resistência em plena guerra dos Balcãs.

No processo de violenta desagregação da antiga Iugoslávia, a Croácia contou com o apoio de vários países, como a Alemanha, que apontavam a agressiva política do líder da Sérvia, Slobodan Milosevic, como responsável pelo conflito. 
Porém, a Croácia ainda vive sob denúncias de corrupção e dificuldades para permitir que cerca de 250 mil sérvios retornem para suas casas. No entanto, em abril de 2009, a OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) aceitou a inclusão do país na entidade. 

Fonte: Opera Mundi

Nenhum comentário:

Postar um comentário