quarta-feira, 30 de março de 2011

O Terrorismo Contemporâneo


Pode-se dizer que o terrorismo é uma das grandes ameaças do século XXI. Apresentou grande desenvolvimento durante as décadas de 1960 e 1970, com quatro modalidades principais: nacionalista, de extrema-esquerda, estatal e de extrema-direita.
Porém, entre as décadas de 1980 e 1990, mais duas "modalidades" de terrorismo surgiram no cenário mundial globalizado: o terrorismo doméstico e o terrorismo internacional, conforme veremos adiante.
Por terrorismo doméstico, podemos entender como os atentados realizados de maneira individual, por um indivíduo que não pertence a nenhum grupo extremista ou algo do tipo, como o caso do norte-americano que enviava pacotes-bomba para os endereços de suas vítimas. Quando, finalmente, foi encontrado pelas autoridades, não alegou nenhum motivo político especial que "justificasse" os atentados. Inúmeros exemplos de terrorismo doméstico poderiam ser citados, principalmente ocorridos nos Estados Unidos, mas o objetivo desse pequeno artigo é apenas diferenciar cada "modalidade" terrorista.
Diferentemente do terrorismo doméstico, o terrorismo internacional vem sendo praticado principalmente por grupos fundamentalistas islâmicos. Tais grupos tem como principal objetivo o combate aos valores ocidentais que, num mundo globalizado, possui um poder de abrangência cada vez maior sobre outras culturas. Isso sem contar com as constantes intervenções militares norte-americanas em territórios islâmicos. Após o 11 de setembro, esse tipo de terrorismo se tornou mais frenquente, com atentados a outros lugares do mundo, como a explosão de trens em Madrid, em 2004, onde milhares de vítimas inocentes perderam suas vidas num ato de intolerância e violência extremas.

Um abraço a todos, Até a próxima!

Henrique

Nenhum comentário:

Postar um comentário