domingo, 5 de setembro de 2010

A IMPORTÂNCIA DE APRENDER E ENSINAR GEOGRAFIA FÍSICA

Ao estudarmos a Geografia Física, temos em mãos um grande leque de explicações para infinitas questões referentes a região em que vivemos, ao mundo em que vivemos, o modo como vivemos e passamos a compreender o funcionamento interno de nosso planeta, justificando os aspectos externos.
Por que existem os vulcões, as montanhas, os recursos naturais, enfim, toda a estrutura geológica com a qual estamos em contato diariamente. E aí está a importância do ensino da Geografia Física. Ensinar e trabalhar com essa vertente da geografia torna possível o esclarecimento que vão além do censo comum, que vai além das explicações religiosas, tão mais fáceis de serem explicadas e compreendidas.
Por que ocorrem os terremotos, os maremotos, erupções vulcânicas, compreender que não são simplesmente castigos divinos, mas quem fazem parte da dinâmica de nosso planeta, que está em constante transformação. Como se formou o planeta em que vivemos hoje, como se formaram os elementos tão fundamentais para nossa vida cotidiana e como fazer desses conhecimentos uma constante em nossas vidas.
Compreender o tempo e o espaço faz da Geografia Física uma disciplina de extrema importância, uma vez que abrange elementos da química, da física, da biologia, enfim, das ciências naturais de uma forma geral, tornando mais fácil a compreensão dos elementos da natureza e trazendo as respostas para um cotidiano com menos interrogações e mais conhecimento das estruturas do mundo em que vivemos.

Abraço carinhoso a todos e até a próxima!
Henrique Pontes

Nenhum comentário:

Postar um comentário