quinta-feira, 19 de novembro de 2009

REGIÃO CENTRO-OESTE - Resumão

A Região Centro-Oeste é formada por três Unidades Federativas (Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás) e por um Distrito Federal.



A região faz fronteira com todas as regiões brasileiras, o que lhe garante uma grandiosa biodiversidade, uma vez sua área abrange diferente domínios.

Grande parte da vegetação natural da região foi retirada pelas ações antrópicas, principalmente a vegetação de Cerrado.

O Pantanal (tombado como Patrimônio Natural da Humanidade) é composto por Cerrado, Campos e Florestas Tropicais, além das espécies aquáticas. A Planície do Pantanal apresenta áreas frequentemente sujeitas a inundações, resultante das cheias dos rios. Possui áreas que estão sempre alagadas, áreas que alafam apenas no período das chuvas e áreas que nunca alagam.

A Mata Atlântica (GO e MT) foi fortemente devastada ao longo dos anos, sobrando apenas alguns fragmentos.

A Floresta Amazônica (MT) é a mais preservada no que se refere a REGIÃO CENTRO-OESTE, apesar do aumento das áreas devastadas pela pecuária nos últimos anos. O avanço da pecuária é a principal causa do desmatamento ilegal na região.

As Matas-Galeria desenvolvem-se na beira dos rios, devido a umidade do solo.

O Cerrado se faz presente em todas as regiões do Brasil, exceto na região Sul. Apresenta grande biodiversidade, uma vez que interage com outros domínios (Amazônia, Caatinga, Pantanal e Mata Atlântica).


O clima da região se distribui da seguinte forma:

Norte --> equatorial úmido (Floresta Amazônica) - características: quente e chuvoso

Sul --> subtropital (Campos) - características: verão quente, inverno frio

Cerrado e Pantanal --> clima tropical - características: verão chuvoso, inverno seco

O relevo possui baixa declividade, ou seja, apresenta baixas altitudes.

A maioria dos rios apresenta potencial econômico, seja através da geração de energia, seja por meio da navegação.






Tema 2 - IMPACTOS AMBIENTAIS NO CERRADO


Visando promover o desenvolvimento regional, os governos investiram na implantação de atividades econômicas. Com isso, as atividades agropecuárias, somadas a exploração vegetal e mineral, contribuíram muito para a devastação do Cerrado. As queimadas (que podem acontecer de maneira natural ou criminosamente) também gera uma séria de impactos ambientais na fauna, flora, assim como no solo.

No Pantanal, o garimpo, a caça, a pesca, a agropecuária, enfim, todas as atividades praticadas de maneira predatória representam uma ameaça ao equilíbrio natural da região. A ocupação humana nas proximidades do Pantanal também representa um grande problema, uma vez que a construção de casas e a aglomeração de pessoas é a principal causa da poluição das águas.

* Nos últimos anos, a região vem procurando diversificar suas atividades econômicas, a fim de atrair indústrias e promover o desenvolvimento regional.

* A pecuária no Pantanal é realizada de maneira EXTENSIVA. Nas outras áreas da região, a pecuária é realizada de maneira INTENSIVA.

* A partir da década de 1970, a agropecuária aparece como importante atividade econômica no Centro-Oeste. Isso só foi possível devidos aos avanços gerados pela Revolução Verde, que desenvolveu tecnologia suficiente para que se tornasse possível produzir em áreas de solos com escassez de nutrientes, como é o caso da região.

* Atualmente, o Centro-Oeste produz soja, milho, arroz, algodão.

* A estrutura fundiária é moldada na grande propriedade com produção voltada para a exportação - lembrar da questão da balança comercial.

No Mato Grosso do Sul realiza-se atividades extrativistas voltadas para o minério de ferro e o manganês. Já no Mato Grosso, o extrativismo está concentrado na extração de madeira da Floresta Amazônica.

O turismo tem se apresentado como importante atividade econômica nesta região, que oferece paisagens naturais bastante exuberantes, a exemplo do município de Bonito, onde se realiza i Ecoturismo. Existe ainda o turismo cultural, realizado em Brasília (devido a sua arquitetura, por exemplo), assim como o turismo de negócios, com ênfase em Brasília, Goiânia e Cuiabá.

O Centro-Oeste apresenta níveis de concentração industrial muito baixos, onde a maioria está voltada para a agropecuária (gênero alimentício ou fabricantes de máquinas e fertilizantes, por exemplo). A região oferece uma série de incentivos fiscais, a fim de atrair mais indústrias para o interior do país.


Um abraço e bons estudos!
Henrique




6 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. Henrique, sou da 702 e eu queria saber se é pra estudar a Unidade 1 e 2 e se for faz um Resumo sobre a unidade 2 tambem, pq pra algumas pessoas essa parada de emigrante e imigrante naum ficou muito claro. Tipo, tá bem explicado e tudo, mais sempre trocamos quem sai e quem chega.

    ResponderExcluir
  3. E aí Bruxo! vlw pelo resumo, tá me ajudando mt!

    ResponderExcluir
  4. henrique,sou da 702, essa é a nossa matéria? pq o q vc escreveu naum tem nada a ver com a nossa matéria. a nossa matéria é extensao territorial, bandeirantes e jesuítas, os hemisférios, zonas térmicas, latitude e longitudinal, passa mt superficial pela vegetação, regionalização, complexos regionais, nordeste, amazônia, centro-sul, no capítulo 2 a população brasileira, distribuição da população,imigrantes, emigrantes e etc. por favor, responda logo!

    ResponderExcluir
  5. Vejam a data que eu postei essa revisão: "quinta-feira, 19 de novembro de 2009"! EEEEE pessoas atentas!!

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir